terça-feira, 1 de junho de 2010

ResultsON Week: 1º dia – Gestão

A vida de startupeiro é osso! E a gestão dos negócios é um ponto extremamente importante para quem está no começo embrionário de um empreendimento.

Nesse 1º dia de ResultsON o tema foi justamente este.

Como lidar com o financeiro? Como contratar? Quem contratar? Como levantar o cash? Mulheres na liderança? Você está pronto? Qual é o melhor momento? Essas foram algumas das dúvidas respondidas.

Grandes nomes da gestão, do e-commerce, da geração x e y e mulheres líderes (entenda apenas uma, fica mais bonitinho no plural, mas infelizmente ainda não existem tantas mulheres de destaque assim...) responderam e iluminaram o caminho do startupeiro.
Aqui vai um pequeno resumo do que cada um falou de mais relevante.

Para ver mais sobre o evento e ver as os .ppts das apresentações entre no site ResultsON.

Luiz Algarra (Papagallis): Abordou principalmente o fator humano entre colaborador e empresa. Mostrou que para gerir um negócio com sucesso é necessário perceber a peculiaridade e individualidade de cada colaborador.

Segundo ele o processo de inovação das empresas nada mais é do que um movimento para conservar a situação atual seja de liderança no mercado seja de presença no share of mind.

A partir do momento que o individuo passa a ter uma finalidade ele perde o poder de ser criativo e de inovar, pois passa a controlar os resultados dos seus turbilhões de emoções.

Os projetos comuns são pessoas engajadas nos mesmos objetivos, que interagem entre si dentro de um espaço de convivência. Dentro desses projetos comuns existem o indivíduo e suas emoções. Para o espectador é uma massa generalizada.

Os projetos comuns que tem dinâmica e participação criam inovação e empreendedorismo, a partir da criatividade.

 
Dinâmica feita por Luiz

 
Eric Asher (Monashees): Foi bem claro, hoje é o melhor momento para empreender (ele é extremamente suspeito para dizer isso, mas outros profissionais disseram a mesma coisa).



Ele deu um parâmetro geral de como funciona os investimentos para os startupeiros e como utilizar bem esse investimento. Foi muito bom para quem (como eu) não entende lhufas de investimento e investidores.

Eric mostrou que para iniciar e sobreviver no mercado é necessário estar alinhado com seu investidor, isto é, se você é empreendedor builder você precisa de um investidor builder e se você é empreendedor trader você precisa de um investidor trader.


A palestra foi mais focada em empreendedor builder (aquele que investe em empresas para que elas cresçam e prosperem e o investidor se mantenha o maior tempo possível com ela)

Ter uma disciplina em custo baixo é essencial assim como ter uma base bem consolidada. Essa disciplina de custo é importante para que a empresa sobreviva mais tempo entre as rodadas de investimento.

Diminuir custos não é economizar no cafezinho. É necessário um equilíbrio entre o necessário e o supérfluo. Não ter luxo, evitar o desperdício, não ter recursos ociosos e estoque de materiais indiretos é tido como supérfluo.

As etapas que todo o startupeiro passa são:

- Provar que dá para vender o produto. Existe uma demanda para ele?

- Provar o modelo de negócio. Dá para vender dessa maneira?

- Escalabidade. Seu produto funciona/ é vendido em pequena escala e em grande escala?

O ideal é que as rodadas de investimento sejam sincronizadas com as etapas acima, isto é, investir dinheiro e tempo na etapa certa de sua empresa.

É necessário investir em pessoas que fazem a diferença (não só um bom currículo), que possam percorrer o caminho com você, dando apoio e suporte.

A grande pergunta do startupeiro: Crescimento x rentabilidade

Para Eric o crescimento é mais importante para o startup. Primeiro cresça e se consolide depois pense em rentabilidade.

Milhares de idéias aparecem. Uma boa idéia é ótima, mas o grande diferencial é você provar que consegue executá-la com maestria.

Dica: Tempo é mais importante que dinheiro.Você deve avaliar bem onde você está aplicando seu tempo e se gerará um bom retorno. Confie no próprio taco.

Frase: Pensar pequeno da o mesmo trabalho que pensar grande.

Como o post ficou muito grande o 1º dia será dividido.

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