quinta-feira, 24 de junho de 2010

ResultsON Week - 3º dia - Comunicação - Final


Confira os vídeos das apresentaçãos e veja os .ppts.


Jair Tavares (Polvora!): Mostrou como construir, posicionar e administrar uma marca na web.

Hoje os usuários interferem na comunicação.

Se sociabilizar da razão a existência, a internet permite isso em qualquer lugar. Essa sociabilização se caracteriza em relações fortes e fracas.

Nas redes sociais essas relações são mais fracas isso pulveriza as relações entre as pessoas e as marcas.

Os 5P’s das mídias sociais:

- Perfil: nunca minta o que é;

- Produzir: conteúdo relevante;

- Propagar: da melhor forma possível;

- Participar: motivar o engajamento;

- Progredir: melhorar sempre.



Frase: Estabeleça uma plataforma para inserir sua marca nas mídias sociais (presença online) que possa suportar ações de interatividade e relacionamento (campanhas).

Segundo Jair, as métricas qualitativas tem muito mais relevância do que as métricas quantitativas. É mais importante gerar engajamento, diálogo e relacionamento do que downloads e visitas.




René de Paula (Microsoft): Falou sobre as verdades do mundo digital.

omeçou elogiando a Apple sobre o novo Ipad (para o deleite dos fãs). Quem inova é quem fez a lição de casa direito, por isso o mundo está sendo dominado pelos CDF’s.

Estamos procurando no lugar certo?

Existem cenários de uso diferentes para as mesmas ferramentas, isto é, classes A, B e C usam de maneiras diferentes cada ferramenta. A tecnologia virou commodities.

Primeiro é necessário melhorar o que se tem em casa para depois ir para outra etapa, isto é, não tente vender on-line se você tem problemas de logística.

O Brasil tem a grande oportunidade de resolver seus problemas e aprender.

Na época da industrialização a grande sacada era transformar a empresa em um “amigo”, “pai” para o consumidor. Agora a grande sacada é voltar às raízes e desmistificar esse posicionamento emblemático das marcas.

A grande bolha são as pessoas pensando igual. Na internet as pessoas só focam em seus interesses se tornando bitoladas cultural e sociamente. (Era do macro alienamento).

Para René, pensar fora da caixa é pensar fora do mundo web 2.0, as pessoas não mudaram.

Frase: Se você não está confuso é por que você está mal informado.




Debate: Roberto Lima (Vivo), Ricardo Guimarães (Thymus), Sérgio Valente (DM9DDB), Cláudio Santos(RBS) e Bob Wollheim (SixPix) – debateram sobre o valor da marca na visão de agência e de cliente.

Como você pode ver só foi gente de muittoooo peso. Por isso como fiz das outras vezes, recomendo assistir aos dois vídeos desse debate. Colocarei aqui apenas alguns pontos que achei interessante.


Cláudio Santos

Essa conversa foi muito dinâmica. Uma das discussões que mais gostei foi sobre como o consumidor está se comportando diante das novas tecnologias e se isso afeta seu relacionamento com as marcas.

Roberto disse: Existe um filtro natural nas pessoas, onde elas avaliam o que é de seu interesse ou não.



Roberto Lima

Hoje é necessário ser uma empresa Beta e aceitar os riscos, estar sempre em constante aprendizagem, pois quem tiver relevância cresce.

As ferramentas são os meios e não o fim. É necessário focar no comportamento humano, pois as pessoas sempre falaram o que pensam, a diferença é que não tinham grande alcance como hoje, o que mudou nos relacionamentos foi a velocidade, o tempo.


Bob Wolheim

Frase de Sérgio Valente: Não mudou nada, mas mudou tudo!


Sérgio Valente

As empresas tem que gerir a tranparência e a reputação, a empresa que for verdadeira terá um posicionamento inteligente, pois a sociedade está em rede, em evolução e as mentiras são descobertas muito mais rapidamente.


Ricardo Guimarães

É necessário cuidar das novas plataformas, mas não se pode esquecer das antigas.

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