terça-feira, 15 de junho de 2010

ResultsON Week - 2º dia - Inovação - 2ª parte


Confira o vídeo da apresentação e veja o .ppt




Leandro Ogalha (Ideia Lab): Explica muito bem o que é a geração Y, o que quer e o que traz de novo, além de falar sobre inovação e colaboração.

Leandro começou respondendo a uma pergunta simples, mas que tem uma resposta complicada. O que é inovação?

Inovação, quase sempre, traz melhorias no modo de vida das pessoas e das empresas.

Existe também a inovação radical, quando é introduzido na sociedade um produto/ serviço ou processo que muda o modo de vida, deixando obsoletas todas as tecnologias anteriores.

A Inovação incremental é aquela que melhora a tecnologia, produto ou serviços, mas que não mudam drasticamente o modo de vida vigente.

Há, no entanto, alguns equívocos em relação à inovação:

- A inovação precisa ser revolucionária para fazer sucesso e funcionar.
- É feita apenas pela ciência e pela tecnologia.
- Só pode ser financiada por grandes empresas.
- Essa empresa precisa estar vinculada a alguma universidade ou instituto de pesquisa.
- Alguns mercados não necessitam de inovação.

A geração Y


Essa geração nasceu a partir da década de 80. Ela tem formação de alto nível, iniciativa, comprometimento, criatividade, amplo conhecimento e são “heavy user” de novas mídias.

Como é a gestão Y?

Eles necessitam de uma participação aberta, focada em pessoas e não em processos, parcialmente gratuito.

O profissional Y precisa de espaço para tomar decisões, ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, ter flexibilidade de tempo, ter oportunidade de aprendizado e se diferenciar.

O trabalho do modo hierárquico como conhecemos está para acabar. A geração Y quer trabalhar no que gosta de modo natural.

Hoje as pessoas procuram participação nas decisões das empresas, da criação de produtos, da produção de conteúdo e da gestão pública.

Segundo Leandro, a reputação virou a chave para o relacionamento em grupo, para a projeção social e conquistas profissionais.

Os Nerds dominaram o mundo e revolucionaram o mercado.

Estamos no meio de uma revolução social no qual existe acesso gratuito e democrático à informação, ao conhecimento, às ferramentas de produção e aos canais de compartilhamento.

Aprendemos nas faculdades de comunicação uma teoria falida. Hoje a comunicação migra para um novo método, Veja abaixo:


Teoria antiga

Nova teoria

Leandro também falou sobre a inteligência coletiva, que dá uma nova perspectiva para a criatividade e direitos autorais, onde todos, democraticamente, participam do processo criativo.

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