quinta-feira, 3 de junho de 2010

Gestão Feminina - Teima, teima

@re_alves do Gestão Feminina falou que escreveria uma matéria sobre mim. E aqui está!

Realmente adorei o texto, achei muito pertinente a idéia da minha ação ser aplicada no empreendedorismo! Obrigada Re.

Segue abaixo o texto. O link para a matéria original está aqui.



Teima, teima

Todo mundo tem algo de bom a nos ensinar, por isso precisamos ficar atentos a tudo o que nos ocorre.

Semana passada participei do ciclo de palestras da revista Results ON, o ON Week (confira as apresentações aqui), e tirei uma lição muito interessante para as empreendedoras – e não foi dos palestrantes!

Na primeira fila, do primeiro ao último dia do evento estava Bárbara Guilherme, recém-formada em Publicidade e Propaganda, que ficou famosa pela pergunta: “Você tem um emprego pra mim?” A platéia até já sabia, quando Bárbara pegava o microfone e dizia que tinha duas perguntas ao palestrante, a primeira era sempre esta. Resultado: ganhou uma entrevista na Bullet e vários contatos dispostos a ajudá-la. E o que eu aprendi com ela?

Bárbara foi para com um objetivo: conseguir um emprego.

Para tal, traçou para si algumas metas: conseguir os contatos de um número determinado de empreendedores, marcar presença no evento, ser conhecida e relevante (sim ela fez perguntas pertinentes e mostrou que está alinhada com o trabalho de muitas pessoas que passaram por lá).
Tendo isso traçado, ela estabeleceu uma estratégia: comparecer aos três dias do evento, participar ativamente de todas as palestras, colocar (geralmente) duas perguntas para os palestrantes mais interessantes – de acordo com o objetivo traçado, trocar contatos com empreendedores nos intervalos, e algumas outras ações.

E Bárbara não se limitou ao mundo das idéias, partiu para a ação, tomou coragem, colocou suas perguntas em momentos corretos e garantiu seu espaço no evento e na agenda de alguns palestrantes. E não foi fácil! Ela enfrentou resistências, críticas e brincadeiras da platéia. Também se deparou com pessoas que aproveitaram sua imagem para se promover – inclusive eu, que joguei uma propaganda da Gestão Feminina no Twitter para ela, fazer o quê, a mulher gerou um buzz incrível?! E, como se não bastasse, também enfrentou a concorrência cara a cara e se destacou diante dela.

Se ela se deixasse dominar por todos estes aspectos negativos antes de partir para a ação, certamente ela não teria feito o que fez, não é isso o que acontece com muitos empreendedores em potencial? Têm uma grande idéia, oportunidade no mercado, vontade de mudar suas vidas, mas sem coragem para enfrentar os riscos do negócio, as cobranças da família e o medo de ser engolido pela concorrência.

Bárbara me fez pensar na frase de dona Lindu, mãe de Lula, que dizia no filme: “Meu filho você tenta, se não der, você teima, uma hora você consegue”. E durante todo o evento, cada vez que Bárbara dizia: “tenho duas perguntas” eu pensava: teima, teima…

2 comentários:

  1. Que orgulho da minha amiga! Gente, é MINHA amiga... eheheheh *abraça*

    Fico tão feliz que tenha feito tantas coisas legais... você realmente aproveitou o evento!

    Espero que consiga realizar todos os seus sonhos e que tantos contatos rendam frutos mesmo que sejam experiências...

    Adorei a matéria da sua amiga no Gestão Feminina!

    Teima... teima... que uma hora você consegue!
    Lembra o que eu sempre digo? No final vai acabar tudo bem, se não está bem ainda é porque não acabou...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Bruno! Fico muito feliz q você esteja acompanhando minha saga e torcendo por mim!

    É isso aí! Se não está tudo bem é por que ainda não acabou!

    Bjs

    ResponderExcluir