quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Saia do Aquário


Ok, eu nunca imaginei que pudesse encontrar um texto interessante e com dicas para o varejo em um site de supermercado regional.

Vale a pena conferir.

Saia do Aquário

É comum nas empresas, um padrão de comportamento onde gestores criam as mesmas estratégias buscando resultados diferentes. Antes, a inovação de valor era aquela que formava o gestor com um padrão modelado que poderia ser copiado ou executado por qualquer outro concorrente.

Com a publicação do livro “A Estratégia do Oceano Azul” de Cham Kim e Renee Malbourne, veio à tona a inovação do conceito de gestão. O desempenho excepcional de empresas como a Gol, Google, Microsoft, Cirque de Soleil entre outras, despertaram a curiosidade e a admiração de todos por seu desempenho que revolucionou alguns dos conceitos de gestão na liderança administrativa.

A dica que se pode extrair nesse contexto, é que existe um padrão de comportamento nestas empresas e este padrão é a inovação. Fazer algo prático e útil aliado à velocidade e a globalização do mundo de maneira que as pessoas tenham bem estar e praticidade no seu dia a dia.

Para entendermos um pouco desta teoria na prática, podemos seguir algumas dicas dos autores. Antes de tudo, mude o foco. Pare de olhar a concorrência e pense em novas oportunidades na prestação de serviços. Baseada nesta teoria, é fundamental o “Despertar Visual”. Faça uma avaliação da realidade da sua empresa.

Busque alternativas, pesquise as empresas e as áreas em que atuam e pense em ser cliente observando as tendências de mercado e não apenas os modismos.

Crie estratégias criativas, de maneira que tornem a concorrência irrelevante. O que é novo, não tem concorrência. Tendo a criatividade aliada ao bom senso e a tendência de mercado, você sai do aquário e fica livre para nadar no oceano azul. Ou seja, você fica fora do “mar vermelho” onde existe a grande concorrência de mercado.

Renove seus contatos. Mude de ambientes tornando-se o explorador de um novo habitat social. Com isto, você estará renovando suas rotinas, seu network e reciclando seus conhecimentos. Não engesse sua vida fazendo sempre o mesmo caminho. Desafie a sua capacidade de buscar novas alternativas.

Conseguindo isso, enquanto os outros ficam analisando a concorrência, você pode realizar uma série de ações estruturadas para atrair e conquistar novos clientes e fidelizar ainda mais os clientes de sua carteira.

O ser humano é uma máquina fantástica. Você pode nadar no oceano. Mas para isso, deve ter criatividade e ousadia para sair do aquário.

Angelita GarciaConsultora da ASPVAcademia de Soluções para o Varejo

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