domingo, 12 de fevereiro de 2012

Belo Monte e a Mudança de Comportamento

Esse é o primeiro post do Bárbara Pergunta depois de tanto tempo parado!

Vou iniciar 2012 com um post sobre um assunto que me interessa bastante: o comportamento das pessoas e, como pano de fundo, usarei a Hidrelétrica de Belo Monte. Essa hidrelétrica possui questões muito complicadas para ser formar uma opinião consolidada, no entanto, as pessoas se arriscaram e começaram a se expor.

Primeiro vou dar um parâmetro básico sobre o assunto. Esse projeto já está em discussão desde a década de 80, então não é novo. Na época o governo queria fazer a hidrelétrica em um tamanho bem maior do que o atual, sem muito cuidado com a parte ambiental, mas o projeto foi engavetado porque, na época, o Brasil não tinha como bancar o custo da obra sozinho e com o episódio do cacique Raoni puxando a orelha do então ministro do interior Mário Andreazza e os protestos do cantor Sting os investidores internacionais fugiram. Bem, anos depois o Brasil ganhou autonomia, gritou liberdade para o FMI e disse:”Vou fazer essa porcaria sozinho!”. É aí que começaram os problemas.

A hidrelétrica se transformou no carro-chefe do PAC (Programa de Aceleração Econômico) programa desenvolvido pela nossa querida presidente que, para mostrar serviço, começou a passar por cima de programas ambientais, de problemas estruturais na região etc., acelerando o projeto sem o conhecimento massivo do povo.

Até meados de 2010 ninguém sabia da situação de Belo Monte e os veículos de notícias também não estavam muito interessados... a coisa continuou rolando até que, em novembro de 2011, apareceu esse vídeo no YouTube:


Atores globais levantando a bandeira contra Belo Monte (não vou entrar na questão do vídeo ser uma cópia do feito pelo Leonardo DiCaprio e coisa e tal, se quiser ver clique aqui). O vídeo também divulgou o Movimento Gota D’Água que reúne assinaturas contra Belo Monte. Nesse ponto parece que o povo acordou para a discussão e é aí que a coisa começou a pegar fogo... De repente todos começaram a discutir sobre o tema, apareceram passeatas, arte urbana nas paredes entre tantas outras manifestações.

Depois, estudantes da Unicamp fizeram um vídeo a favor de Belo Monte e lançaram o Movimento Tempestade em Copo D’Água onde jogaram todas as teorias do Movimento Gota D’água no ralo:


Mas não contente um biólogo revoltado deu o ar das graças e explicou toda a questão na visão da comunidade local e a falta de estrutura da cidade para receber tantos trabalhadores (É desse cara que eu gosto mais):


E a coisa não parou, apareceram documentários, mais vídeos-respostas de estudantes e profissionais e tantas outras manifestações além de depoimentos de pessoas que vivem da floresta como, por exemplo, o Zé Cláudio que infelizmente foi assassinado junto com a esposa por causa de seu forte ativismo.



Então está aí um cenário perfeito, o povo brasileiro taxado sempre de acomodado está mudando... Obviamente não estamos ao ponto dos movimentos Ocuppy Wall Street ou da Primavera Árabe que além de fomentar discussões na internet também foram às ruas e, no caso desse último movimento, depôs vários ditadores, mas aí está uma mudança de comportamento que eu acho ótima, em breve estaremos direcionando o Brasil para o caminho que os brasileiros querem. Começa aos pouquinhos através de indignados do sofá para pessoas que realmente arregaçam as mangas e gritam o que querem.